Ouça agora

Tecnologia

Compartilhe agora

Google pode facilitar transferência de dados entre celulares Android

Postado em 06/05/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Imagem: GettyImages

Google quer tornar a troca de um celular antigo para um novo ainda mais rápida, descobriu o site Android Authority por meio do informante conhecido como @AssembleDebug no X (antigo Twitter). Um app voltado para a transmissão de dados esconde pistas de uma função que, se implementada, pode tornar o processo mais ágil.

O novo método de transferência se chama MultiTransportD2dTransport e está escondido no app Data Restore Tool na compilação 1.0.624892571. As pistas relacionadas ao recurso foram duas strings encontradas no código do aplicativo que mencionam a possibilidade de acelerar a transmissão de dados de forma opcional.

A princípio, a solução do Google para acelerar o processo de transferência de arquivos de um celular para outro envolve o uso do Wi-Fi e da conexão por cabo simultaneamente. Assim, os aparelhos não dependeriam de um único barramento para transferir informações, acelerando teoricamente o compartilhamento de dados.

Além da novidade, o Google também parece estar trabalhando em outra ferramenta que permitirá transferir arquivos de um celular para outro a qualquer momento, mesmo após a primeira utilização. A função atualmente se chama Restore Anytime (Restaure a qualquer momento, em tradução livre), mas não apresenta muitas informações no momento.

Atualmente, a transferência de dados de um celular para outro está disponível somente quando o dispositivo de destino foi recém-formatado (ou que acabou de sair da caixa). A novidade em preparação tiraria essa limitação, mas com certas restrições:

  • A restauração copia fotos, contatos, mensagens e outros arquivos contidos no aparelho de origem;
  • O usuário não perderá os dados mais recentes e os novos arquivos serão adicionados ao novo aparelho, mas não interferirá nas preferências definidas nas Configurações no celular de destino.

Por enquanto, não há previsão de lançamento para nenhum dos novos recursos. Contudo, uma vez que a novidade está contida em um app nativo do Google, não será necessário ter a versão mais recente do Android para aproveitá-la.